sexta-feira, 8 de março de 2013

Dentista Total, Saúde Total

Nunca subestime um dente “Inflamado”

Muitos alunos questionam: "Por que eu tenho que estudar fisiologia, microbiologia, bioquímica se eu vou mexer só no dente?'
A resposta é: Primeiro, quem "mexe só em dente" é a bactéria da cárie. O odontólogo deve sber a relação entre as estruturas, órgãos e tecidos da boca com o resto do corpo. Logo no início do curso o aluno deve decidir se será um CD (Cirurgião Dentista) ou SD (Só Dentista). Vou logo adiantando que do jeito que o mercado de trabalho está competitivo o SD vai ficar Só mesmo, Sem crédito, Sem paciente, ,Sem criatividade, Sem futuro, Sem renda.
Leia atentamente o texto abaixo e perceba quão importante é termos uma visão holística (total) do funcionamento do corpo humano. No mundo de hoje não basta ser apenas um dentista especialista, é preciso praticar uma holodontologia consciente.
As pessoas, geralmente, vão ao dentista quando estão com dor. Mas imaginemos uma situação em que você resolve procurar o dentista para uma avaliação de rotina, um check up. Os olhos dos dentistas se encheram de lágrimas de emoção agora… 

Durante o exame clínico o dentista encontra um dente com uma cárie grande. Ele então revela a você que remover a cárie e fazer a restauração não é suficiente: é preciso tratar o canal também. Você se espanta… “mas esse dente não está doendo, pra quê tratar o canal?”. Já expliquei aqui no blog como é que se trata o canal do dente e, principalmente, o porquê.
Pois bem… o motivo é bem mais nobre: eliminar um foco de infecção do seu organismo. Um dente cariado, aberto, quebrado, cheio de tártaro em volta ou aquele “caquinho” de raiz que sobrou e está lá na sua gengiva servem como meio de entrada de bactérias no seu corpo. Muitas vezes a infecção fica por ali mesmo, mas acontece (e não é assim tão raro) de uma bactéria que costuma viver apenas nas nossas bocas aparecer em outros lugares do nosso organismo, provocando grandes danos:
  • No coração: pessoas que possuem doenças cardíacas congênitas (ou não) têm mais risco de desenvolver uma infecção grave, a endocardite bacteriana. A endocardite é causada pela bactéria Streptococus viridans, que se instala em certas áreas do coração.
  • Nas articulações: quando certas bactérias bucais se disseminam pela corrente sanguínea e atingem as articulações, podem causar uma doença chamada reumatismo articular agudo (artrite séptica), que causa muita dor e restrição de movimentos.
  • Nos pulmões: embora seja menos frequente, bactérias aspiradas pela boca podem infeccionar os pulmões e a faringe, causando até pneumonia.
  • Nos rins: as bactérias bucais que chegam aos rins podem causar nefrite, que é inflamação dos rins. Essa condição, por sua vez, é a causadora de inúmeros outros problemas renais.
E como as bactérias chegam em partes diferentes do nosso corpo? Pegando uma carona na corrente sanguínea, já que o sangue circula pelo corpo todo. Espertinhas, né?! Veja na ilustração abaixo:

Sangue = transporte público de bactéria
O que eu quero que você não vá embora sem saber é o seguinte:
  • Um dente contaminado por bactérias é uma bomba relógio pronta para explodir.
  • Nunca subestime um dente “inflamado” / infeccionado, por mais que o problema pareça banal e que “dá pra deixar pra depois”. Já teve gente que morreu disso.
  • Higiene bucal não é frescura. É fundamental, diminui o número de bactérias ruins na sua boca e evita doenças. Aprenda a escovar os dentes!
  • Não ache estranho quando o dentista medica você e marca a extração daquele seu dente dolorido para outro dia. Não é preguiça de trabalhar, não… muitas vezes é preciso controlar a infecção antes para que o procedimento não coloque sua vida em risco.
  • Não pense que tratamentos de canal, restaurações e extrações só servem para fazer o dente parar de doer.
E se depois de tudo o que eu disse você ainda não acredita em mim, veja essa reportagem do Globo Repórter:




Nenhum comentário:

Postar um comentário