sábado, 30 de julho de 2011

PSEUDOCIÊNCIAS

Pseudo-Ciências
Pseudo-ciência é uma área que se
apresenta como ciência enquanto que
na realidade não o é.
Existem muitas áreas que se auto-denominam, erroneamente, como ciências. A distinção pode ser difícil a um leigo (visite este site e os links indicados para aprender mais sobre ciência), mas basta escutar por poucos momentos os ensinamentos dessas pseudo-ciências que as divergências com a verdadeira ciência logo surgem.Para que uma área do conhecimento seja uma ciência, é necessário que essa área cumpra uma série rígida de testes e possua outra série de características.
Essas restrições visam garantir que o conhecimento seja o mais próximo possível da verdade, e com mecanismos de detecção e correção de erros nesse conhecimento que o aperfeiçoam ao longo do tempo.

As pseudo-ciências são áreas que, em primeiro lugar, não passam nos testes necessários, e por isso não são ciência de nenhum tipo (a não ser da falsa). Elas podem até se utilizar de algum conceito ou parte do conhecimento científico, mas fazem uso errado ou dão falso embasamento a um conhecimento não verificável ou sem evidência. Os conhecimentos produzidos por uma área desse tipo não têm nenhuma validade científica.
Veja alguns exemplos de pseudo-ciências e frases características (todas extraídas de sites reais na internet):
Cristais
"Os Cristais captam a energia cósmica pois são forças da natureza. Com os cristais e pedras é possível harmonizar os chacras e reequilibrar a energia do corpo inteiro."
"Os cristais, por sua vez, são seres vivos, com vibração própria. Essa vibração pode ser modelada e a energia de modelação guardada em memória durante um período mais ou menos longo."
Outras baboseiras sobre cristais
Astrologia"Quando o Sol com a Lua estão sintonizados pode se esperar equilíbrio emocional, boas relações com o sexo oposto e saúde forte. Já Sol e Saturno anunciam que a capacidade de organização e habilidade para lidar com os outros estarão em alta. Pode-se ganhar dinheiro em função de parentes ou pessoas idosas." Astrologia, o Zodíaco e os Horóscopos
"A Kabala contém o conhecimento Absoluto sobre o domínio da criação.
Na Kabala Angelical as Hostes Angelicais estão associadas às dez Sephiras e são consideradas Emanações da Deidade em que cada Sephira representa um número, um tributo, uma energia, uma hierarquia de seres espirituais que vão além da parte humana."

"A Reencarnação é hoje um fato real, comprovado, e todos nós passamos por várias vidas, e em cada uma crescemos espiritualmente purificando a energia de nossa alma, o que nos deixa numa dimensão mais próxima de Deus"
Um pouco sobre Reencarnação
"Os Anjos existem simplesmente porque são Essências Divinas e nos ajudam a penetrar na nossa condição humana em toda sua plenitude".

"Na verdade, o futuro da mente é de uma glória e de uma felicidade sem limites. O desenvolvimento humano apenas começou. Os sábios e iogues com poderes extraordinários são precursores da humanidade. Abrem caminho para que o resto da população expanda mais rapidamente sua consciência."
"O iogue Paramahansa Yogananda discute em sua autobiografia a relação entre a ciência moderna e a sabedoria do Oriente. Com a conversibilidade da matéria em energia e da energia em matéria, os físicos de vanguarda redescobriram, segundo Yogananda, a antiga lei de maya, de acordo com a qual o universo físico é de certo modo uma ilusão sensorial que não tem existência de fato, exceto em um plano superficial da realidade. "

Ainda hoje, no século século XXI, muitas pessoas ainda acreditam em alguns dos seguintes seres fantasiosos: Bruxas, duendes, vampiros, lobisomens, anjos, cupido (eros), orixás, gnomos, etc. E você, também acredita em papai-noel?




Teorias pseudocientificas são teorias apresentadas como cientificas quando não são cientificas.
Uma teoria pseudocientifica afirma ser científica mas, ou não é realmente verificável, ou provou-se a falsidade mas os seus aderentes recusam-se a aceitar que a teoria foi refutada.
Os pseudocientistas afirmam basear as suas teorias em evidências empiricas, e podem mesmo usar alguns metodos cientificos, embora em geral a sua compreensão de experiência controlada seja indiscutivelmente incompetente. Muitos pseudocientistas apontam a consistência das suas teorias com fatos conhecidos ou consequências previstas, mas não reconhecem que tal consistência nada prova.
É uma condição necessária mas não é condição suficiente que uma boa teoria cientifica seja consistente com os fatos. Uma teoria que é contrariada por fatos empiricos é óbviamente uma má teoria, mas não se segue que uma teoria que é consistente com os fatos seja uma boa teoria.
Por exemplo, "a verdade da hipótese de que as pragas são devidas a espiritos maus não é estabelecida pela correção da dedução de que pode evitar a doença mantendo-se afastado dos  
espíritos maus."



Características das Pseudo-Ciências


Algumas características dos pseudo-cientistas e das pseudo-ciencias parecem se destacar:
1. A tendencia para propôr teorias apresentadas como cientificas, mas que não podem ser testadas de maneira nenhuma; ou seja, a teoria é consistente com todos os dados empiricos e nenhuma predição a pode declarar falsa. Ou a teoria é apresentada em termos de entidades não empiricas.
2. A recusa dogmática de abandonar a teoria face a evidências claras de que é falsa, e o uso de  hipóteses ad hoc   para tentar explicar evidências contrárias.
3. Uso selectivo dos dados: a tendencia para aceitar apenas instâncias positivas e ignorar as negativas.
4. O uso de anedotas pessoais como prova.
5. A falta de preocupação com a ausência de provas que suportem uma teoria. .
6. O uso de mitos ou mistérios antigos para apoiar teorias que são então usadas para explicar os mitos ou mistérios.
7. Credibilidade, especialmente sobre o paranormal, sobrenatural ou extraterrestres [e.g., criacionismo, parapsicologia]. 






Mitos Pseudo-Ciêntíficos


Exemplos de mitos das pseudo-ciências que muita gente do século XXI ainda acredita:
Sequestros por alienígenas,
Aromaterapia,
Astrologia,
Auras,
Florais de Bach,
Triangulo das Bermudas,
Pé grande,
Bioritmo,
Comunicação com espíritos,
Quiropratica,
Clarividência,
Fusão a frio,
Criacionismo,
Círculos agrícolas,
Poderes dos cristais,
Radiestesia,
Ectoplasma,
Sessões Espíritas,

Teoria dos miasmas
Horóscopos,
Iridologia,
Levitação,
Monstro do lago Ness,
Aparelhos de cura por magnetismo,
Nova Era,
Nostradamus,
Numerologia,
Quiromancia,
Terapia de vidas passadas,
Poderes dos pêndulos,
Máquinas de movimento-perpétuo,
Frenologia,
Poltergeist,
Profecias,
Poderes psiquicos,
Cirurgias espirituais,
Poderes das Pirâmides,
Racismo e teorias raciais,
Previsões de fim do mundo,
Percepção Extra-Sensorial,
Extra-terrestres,
Fadas,
Discos voadores,
Previsão do futuro,
Fantasmas,
Espiritualismo,
Combustão humana expontânea,
Dobramento de colheres,
Cartas de Tarô,
Telecinese,
Telepatia,
Meditação Transcendental,
Allan Kardec,
Uri Geller,
OVNIs,
etc

FONTE: http://www.das.ufsc.br/~cancian/ciencia/ciencia_pseudo_ciencia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário